Não se esqueçam que podem inscrever-se no showcooking “Alimentação sem Glúten”, que irá decorrer dia 3 de Maio, pelas 18 horas no El Corte Inglès Gaia: https://www.facebook.com/events/143797459796253.

 

O glúten é uma mistura proteica, responsável pela elasticidade a que nos habituámos na massa do pão.
O nosso organismo não consegue digerir totalmente as 2 fracções que compõem esta proteína, pelo que atravessam a barreira intestinal com dimensões superiores ao que seria de esperar. A resposta inflamatória que se desencadeia a partir daqui, varia.
No caso mais extremo, de doença celíaca, o glúten desencadeia uma reacção inapropriada, auto-imune. A resposta inflamatória decorre com atrofia das vilosidades no intestino delgado, alterando a sua permeabilidade, o que provoca alterações na absorção dos nutrimentos e da água.
Existe ainda uma resposta designada por sensibilidade ao glúten não celíaca, menos grave mas com sintomatologia semelhante: distensão abdominal, com diarreia, que causa desnutrição. Outros sintomas incluem episódios de prisão de ventre e flatulência, além de irritabilidade e fadiga.
O glúten existe sobretudo no trigo, mas também no centeio e na cevada. Mas atenção, se tem doença celíaca deve ter o cuidado de verificar na embalagem a alegação “sem glúten”.
Por exemplo a aveia não tem glúten, mas pode estar contaminada por ser processada com o trigo. No caso de sensibilidade não celíaca não será grave, mas o ideal será adquirir produtos alimentares com a máxima segurança.
Não existe nenhum marcador clínico para o diagnóstico da sensibilidade referida, apenas se pode fazer o despiste de doença celíaca e de alergia ao trigo. O processo de tentativa e erro é válido.
Quer se trate de uma intolerância passageira, definitiva ou de um processo auto-imune, o tratamento passa sempre por excluir o glúten, temporária ou definitivamente, dependendo da gravidade. Não existe cura ou outro remédio para a doença celíaca a não ser erradicar o glúten.

 

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment