Uma versão mais saudável mas igualmente deliciosa, para os mais gulosos, que não resistem a um doce nesta época festiva.

Ingredientes (6 pessoas)

1 chávena mistura de farinhas sem glúten
q.b. stevia
4 ovos
1 chávena leite
2 c sopa sumo limão
2 c chá fermento
2 c sopa farinha alfarroba1´/2 c. chá canela
250ml bebida aveia
1 c sopa amido milho1/2 chávena doce sem adição de açúcar a gosto
60 g chocolate + 70% cacau
q.b framboesas, nozes e coco ralado

Preparação

Comecei por misturar o sumo de limão com o leite e reservei.
Numa tigela misturei a farinha sem glúten, a farinha de alfarroba, a canela e o fermento.
Noutra tigela bati a stevia com os ovos durante 5 minutos. Adicionei o leite e, por fim, a mistura de farinhas peneiradas, envolvendo bem. Levei a assar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cozinhou cerca de 25 minutos, a 180 graus (faça o teste do palito e evite cozer demasiado).
Entretanto preparei a cobertura: num tacho coloquei 200 ml de bebida de aveia. Nos restantes 50 ml, dissolvi o amido de milho. Quando a bebida de aveia já estava bem quente, coloquei o chocolate em pedaços e deixei derreter fora do lume. Voltei a colocar o tacho só lume e adicionei o amido de milho dissolvido. Mexi, em lume baixo, até p creme engrossar. Deixei arrefecer. Aqueci o doce cerca de 1 minuto no micro-ondas.
Desenformei o bolo para cima de um pano limpo. pincelei com o doce morno e enrolei. Transferi para um prato, cobri com o creme de chocolate e enfeitei com nozes, framboesas e coco ralado.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment