São muito frequentes as solicitações de dietas para “secar rápido”. Estas dietas terão como objectivo principal conseguir, no mais curto espaço de tempo, perder o peso necessário para atingir aquele que cada um considera o seu “peso ideal”. Pois muito há a dizer no que respeita a este tema… Como primeiro ponto abordaria a questão do “peso ideal”. É tido como verdade quase absoluta entre os nutricionistas que tal não existe, será mais correcto falar de um intervalo de referência do que um único “peso ideal”. É natural que cada pessoa se sinta bem com um determinado peso, mas será pouco saudável que o seu humor mude se o valor na balança subir (ou descer) nem que seja 0,5 ou 1 kg. Em termos físicos (ou fisiológicos)estas variações de pesosão absolutamente insignificantes ! Assim sendo, recomendam os especialistas que o peso seja de acordo com a idade e estatura, podendo variar num intervalo que pode chegar a ser tão grande como 15-20kg entre os seus limites máximo e mínimo. O que se reveste de maior importância será sempre a composição corporal em que se desdobra este peso, ou seja, a proporção entre a massa gorda e a massa isenta de gordura. Aqui sim, residem as diferenças significativas na qualidade de vida, sensação de bem-estar, capacidade funcional, etc.

Muitas vezes, por exemplo os actores, necessitam de ficar com uma determinada forma, composição corporal e peso num curto espaço de tempo, para desempenhar um papel num filme ou numa série televisiva. Outras profissões há, dependentes ou muito ligadas à imagem corporal em que, por motivos diversos, as pessoas “têm” que aparentar determinado aspecto para que as solicitações de trabalho se mantenham ou até aumentem. Reforço o ponto essencial, estas dietas podem ser seguidas, desde que devidamente equilibradas (ou até suplementadas) em vitaminas e minerais, mas sempre por um curto período de tempo: não aconselharia mais do que 3 meses e em condições muito especiais!
O que acontece ao corpo? Em todas as dietas de emagrecimento o corpo perde água, músculo e gordura. Os outros componentes do corpo são praticamente inalteráveis. O que normalmente acontece numa dieta rápida é que o corpo perde muita água, algum músculo e pouca gordura e como a água e o músculo pesam muito mais do que a gordura, consegue-se uma grande redução de peso em pouco tempo. Já numa dieta mais lenta o corpo consegue conservar a água e o músculo (principalmente se acompanhar a alimentação com a prática de exercício físico) e perder – quase só – gordura. O que lhe parece mais saudável e desejável, então?
A maioria das pessoas não está preparada para a mudança, pretende apenas atingir um objectivo específico e não olha a meios para atingir esse fim. Na verdade, será indiferente se a dieta é sem glúten, da seiva, de Dukan ou do grupo sanguíneo, do vinagre ou do limão, da sopa, das laranjas ou do ovo cozido; qualquer uma destas opções é geralmente muito restritiva, desequilibrada e serve apenas o propósito de atingir objectivos a curto prazo. Não educa, não promove bons hábitos alimentares nem estilos de vida saudáveis, apenas mostra que é possível forçar o corpo a alterar a sua composição num curto espaço de tempo. Quando se brinca muitas vezes com o metabolismo corporal, cada vez mais o corpo procura defender-se e adaptar as estas mudanças drásticas na alimentação, sendo cada mais difícil atingir os fins que se pretende.
Falando de nutrientes… Os que nos dão energia são os hidratos de carbono (onde se incluem os açúcares) e as gorduras. Daí que sejam os mais cortados nas dietas… As proteínas podem dar energia quando os outros dois falham nessa função. Estas também são as que mais saciam, ou seja, satisfazem o apetite. Parece que temos aqui o segredo da dieta perfeita: saciar sem ingerir os principais combustíveis do organismo, açúcares e gordura. O problema? Estamos a fazer com que a proteína ingerida não regenere todos os tecidos e funções do organismo como é suposto, pois está a servir de fonte de energia… A longo prazo o corpo vai sentir falta dessa regeneração!
Então o que fazer? Deve enriquecer a sua alimentação em vitaminas, minerais, fibras, gorduras essenciais e antioxidantes e não se preocupar tanto com as calorias. Tudo isto aliado a uma prática diária de exercício e aí sim, terá o segredo da dieta perfeita!

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

2 Comments

  1. Olá Ana. Sofro de hipotiroidismo e mesmo seguindo uma dieta equilibrada não consigo emagrecer os kilos que ganhei. Há algum tipo de suplementos que me possam ajudar. Obrigado beijinhos

  2. Olá Ana! Sou a Daniela, tenho 26 anos. Sigo-a no Instagram, sensivelmente à coisa de 1 mes, e este foi o primeiro artigo do seu blog que acabei neste instante de ler. Adorei!! Super explícito, e acima de tudo o conhecimento que nele trás é genial, a questão dos hidratos de carbono confesso que sempre foi algo que nunca percebi o porquê de serem tão “odiados”. Agradeço esta partilha que sem dúvida veio esclarecer algumas dúvidas que tinha. Daqui para a frente vou estar muito mais atenta ao seu blog. Continue o excelente trabalho, resto de um óptimo dia e uma boa semana!

Write A Comment