Há já uns meses veio a público a dieta da polémica Kim Kardashian. 

Tal dieta permitiu à estrela de televisão emagrecer cerca de 30kg em alguns meses, após o aumento de peso que tinha sofrido durante a gravidez. 

Que se saiba, Kim não sofre de nenhuma doença crónica (diabetes, hipertensão, colesterol, etc.), pelo que poderia “arriscar na abordagem alimentar a seguir para atingir o objetivo único de perder peso. Nunca se pode esquecer que num processo de perda de peso o corpo continua a necessitar de nutrientes essenciais (vitaminas, minerais, fibras, água e antioxidantes), pelo que a alimentação não se pode seguir uma alimentação “à toa”.

Alguns estudos recentes têm sugerido que diferentes abordagens nutricionais têm um resultado muito semelhante em termos de perda de peso, mas que se pode conseguir uma taxa de adesão diferente consoante o perfil psicológico e emocional das pessoas, ao mesmo tempo que algumas poderão ser mais adequadas para quem sofre de doenças crónicas, como as citadas acima, ou outras. Assim, Kim Kardashian seguiu a abordagem descrita abaixo, mas poderia ter optado por outras, com idêntico sucesso.

A Dieta seguida por Kim foi a Dieta de Atkins. Trata-se de uma dieta genericamente descrita por ser percentualmente muito reduzida em hidratos de carbono (10-25% das calorias), elevada em proteínas e gorduras. Teoricamente uma dieta destas não tem restrição de calorias, pois o elevado teor de proteína e gordura possui um efeito tão saciante que as pessoas acabam por não tolerar grandes quantidades de alimentos, ficando a dieta autolimitada a 1300-1600 calorias por dia. Os hidratos de carbono são essencialmente provenientes de lacticínios (queijo e iogurte), frutos gordos (nozes, avelãs, amêndoas), sementes e hortícolas. A fruta fresca é reduzida a uma peça por dia, assim como os frutos gordos/sementes a uma porção por dia, também. Para além destes alimentos, a dieta é composta por pescado, carnes e derivados e ovos. Estas fontes de proteína estão distribuídas entre o pequeno-almoço, o almoço e o jantar.

Nas primeiras semanas de restrição em hidratos de carbono, o combustível do corpo passa a ser a gordura (em vez dos açúcares), fazendo com que, apesar do elevado conteúdo em gordura desta dieta, esta não faça aumentar o colesterol ou engordar, aliás acontece o oposto. A perda de água é um dos principais motivos de perda de peso no início, mas este facto vai-se atenuando ao longo do tempo. É importante manter uma boa ingestão de água e ser activo (fazer cerca de 20-30 minutos por dia de exercício de intensidade moderada) para compensar também alguma perda de músculodieta evolui: a restrição de hidratos de carbono é grande na primeira fase, mas estes vão sendo reintroduzidos ao longo do tempo, até entrar na fase de manutenção do peso. Pela redução em cereais e derivados e tubérculos, produtos processados (bolachas, biscoitos, etc.), enlatados e embalados e bebidas açucaradas, esta dieta é naturalmente isenta de glúten e reduzida em sal e açúcares refinados. Advém daqui uma importante redução de nutrientes perigosos para a saúde. Desconhecem-se, no entanto, os efeitos do excesso de proteína e gordura a longo prazo (>20 anos), pois os estudos científicos têm um tempo reduzido (acompanham os participantes por períodos inferiores a 5 anos).

Em resumo, a dieta de Atkins, tal como outras abordagens alimentares, tem um grande potencial para perda de peso, melhoria de algumas doenças crónicas e redução de factores de risco cardiovascular, desde que devidamente organizada e monitorizada para que seja rica em nutrientes e se evitem desequilíbrios nutricionais.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

1 Comment

  1. Bom artigo.
    Sugiro que altere a fonte ou cor dos aritgos.
    Esta fonte é muito confusa e este cinzento muito claro, torna-se muito difícil ler o artigo.
    Uso óculos e vi-me grega para terminar a leitura.

Write A Comment