Mais sobre o Colagénio e o Ácido Hialurónico (AH)

 

Estas duas substâncias são componentes essenciais de todos os tecidos conjuntivos (conectivos) do nosso organismo. Enquanto o colagénio e a elastina são conhecidos como os elementos que constituem o “esqueleto” sobre o qual todas as células se suportam e regeneram, o AH é a substância que não só os mantém ligados entre si, como tem uma capacidade extraordinária para reter moléculas de água à sua volta. Assim, este meio, extra ou intercelular, é um meio líquido, fluído, elástico, flexível e ao mesmo tempo muito resistente. Um dos grandes exemplos disso mesmo é a nossa pele. É ela que durante anos a fio nos protege da exposição solar, do fumo do tabaco e da poluição, de infeções/contaminações por bactérias, vírus e fungos, resiste a défices nutricionais e a outros agentes agressores.

O colagénio é uma proteína encontrada essencialmente em tecidos fibrosos como a pele, mas também nos ligamentos e tendões, cartilagens e articulações, ossos e vasos sanguíneos. Todos estes tecidos, mas especialmente a pele, estão em constante reparação e regeneração. A capacidade de o organismo repor o colagénio que é perdido nestes processos diminui significativamente a partir dos 40 anos, primariamente por fatores inevitáveis relacionados com o processo de envelhecimento e depois, por fatores relacionados com o estado nutricional e a exposição a variáveis ambientais “agressivas” para a pele.

Uma falha na capacidade de reposição de AH também por processos inerentes à idade – a partir dos 20 anos! – traduz-se numa menor lubrificação dos tecidos conjuntivos, como as articulações, que se tornam mais rígidas, o que pode causar dor, também a pele enruga mais facilmente, o cabelo torna-se quebradiço, os olhos ficam mais secos…

O que fazer, então? Podemos fazer os possíveis por atrasar a diminuição da perda de colagénio e AH e potenciar ao máximo a sua produção pelo organismo.

No primeiro caso, devemos evitar desportos de alto impacto no solo, deficiências vitamínicas e minerais, tabagismo e exposição solar em demasia.

Por outro lado, para ser sintetizado, o colagénio necessita de vitamina C e dois aminoácidos (lisina e prolina). Assim, fará sentido enriquecer a alimentação em clara de ovo, gérmen de trigo, pescado, carnes magras, laticínios e nozes, por serem boas fontes de lisina e prolina. Soja e derivados biológicos, tal como alimentos ricos em magnésio (frutos gordos, sementes, alguns cereais e hortícolas) e algas marinhas, são bons fornecedores de AH.

Existem muitos suplementos de colagénio e AH à venda no mercado, mas convém salientar que os cremes para a pele enriquecidos nestas substâncias não produzem efeito algum pois a pele não tem capacidade para absorver e integrar na sua camada intermédia estas substâncias. A única forma eficaz de suplementar o corpo em AH é através de injeções diretas nas articulações ou em cirurgias oculares (cataratas por exemplo), bem como de colagénio. Consegue-se através de procedimentos médicos em que se injecta diretamente nas camadas subcutâneas, para preencher os espaços agora ocupados por rugas ou outras perdas de função da pele.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

1 Comment

  1. Boa noite Drª Ana Bravo, será benéfico beber todos os dias um copo com água e colagénio logo pela manha?

Write A Comment