A gravidez é o momento mais crucial na vida de uma mulher para a adoção de um estilo de vida de saudável, que inclua a prática regular de atividade física e uma alimentação particularmente cuidada, variada e equilibrada. É da vida da futura mamã que estamos a falar, mas especialmente do feto que cresce dentro dela e que tanto necessita de bons nutrientes.


O início da gravidez é muitas vezes (cerca de 70% dos casos) bastante atribulado, devidos às alterações hormonais e adaptações corporais, em termos de sintomas que podem condicionar a alimentação e esse estilo de vida mais adequado. (Fica aqui o parêntesis que, à exceção de gravidezes que acarretem algum risco particular de saúde, a grávida pode manter todas as suas rotinas de trabalho e exercício como uma não-grávida, até ao final do termo.)


Voltando aos sintomas, as alterações hormonais provocam náuseas, vómitos, enjoos, azia, cansaço, sonolência, ou mesmo alterações do trânsito intestinal (obstipação em cerca de um terço das gravidezes).


O que fazer então?


1. ingerir refeições pequenas, com pouca quantidade de comida, para dar tempo ao estômago para levar o tempo que “quiser” a digerir esses alimentos

2.optar por alimentos pouco condimentados, de forma a que os cheiros e sabores mais fortes não estimulem a produção de enjoos e náuseas


3. optar mais por alimentos cozidos, como os ovos, as carnes e pescados magros, as batatas, o arroz e a massa


4. escolher mais vezes bolachas simples, o pão (torrado ou não) com doce ou compota, ou cereais simples (sem adição de frutas cristalizadas ou secas)


5. hidratar muito bem ao longo do dia, com água ou infusões de preferência frescas (conforme tolerância), mas não beber às refeições para não perturbar a digestão nem aumentar o volume de dilatação do estômago


Em suma, as refeições devem ser calmas, pequenas e relaxadas. Estas sugestões não curam os sintomas, mas reduzem a probabilidade destes acontecerem.

Ana Bravo
Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

1 Comment

Write A Comment