Letízia Ortiz, Rainha de Espanha, é considerada por muitos como um exemplo a seguir, não só de postura e retidão, como também de beleza e elegância. A sua exposição mediática contribui para que o seu peso e forma corporal estejam constantemente a ser escrutinados e a “obriguem” a ter cuidados redobrados com a sua manutenção. Quais os seus segredos para esta silhueta cuidada? Será que segue alguma dieta específica?

Pois bem, do que se sabe, Letízia pratica os princípios básicos de uma alimentação saudável: evita produtos processados, não utiliza açúcar de adição, não bebe bebidas alcoólicas e opta por alimentos com baixo teor de gordura e não açucarados. A par disto não fuma e pratica atividade física diária ou quase diariamente. Em suma, de todo o conhecimento científico que hoje temos, depreendemos que a a Rainha de Espanha evita a exposição a fatores de risco de doença e envelhecimento precoce. Há quem queira categorizar esta abordagem alimentar como uma dieta anti-inflamatória. Não estará longe da verdade, uma vez que é precisamente este processo inflamatório que, de um modo crónico, acelera o envelhecimento, reduz as nossas defesas, e aumenta o risco de contrair doenças. Esta inflamação resulta de uma acumulação de produtos tóxicos no organismo, provenientes do ambiente e/ou da alimentação e/ou como resultado do metabolismo celular. A acrescentar a este modo de vida, Letízia refere ainda ter o cuidado de ingerir alimentos que por si são anti-inflamatórios, como os peixes gordos, os hortícolas e os frutos gordos. De facto, estes contêm gordura insaturada, que faz o corpo ativar as suas vias metabólicas de produção de substâncias anti-inflamatórias. Como consegue, então, a energia diária que necessita? A resposta é relativamente simples: consome várias pequenas refeições por dia e vai buscar a energia em pequenas porções de frutos gordos, cereais como a aveia, leguminosas, fruta fresca e laticínios magros.

Não complique o que pode ser simples. Não é necessária uma dieta da moda, com princípios muito rígidos, calorias contadas ao pormenor ou restrição de nutrientes específicos. Sugiro que saia da rotina alimentar tipicamente portuguesa de empanturrar o corpo com pão, batata, arroz e carnes: são alimentos interessantes, mas há tantos outros que podem acrescentar valor ao seu dia-a-dia e tornar a sua alimentação menos monótona e mais nutritiva!

 

A imagem é da Revista Caras.

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

Write A Comment