Chegam os Santos Populares e, com eles, chegam a festa,  as cores vivas dos enfeites, a música e o bailarico, as gargalhadas à solta e – claro – as  sardinhas!

Há muito de maravilhoso nestas festas, desde o alimento emocional – presente na alegria à solta  e no são convívio – ao gasto energético com as caminhadas e as danças. E, também neste contexto, a alimentação pode beneficiar. A tradição gastronómica que leva as sardinhas a estes momentos de festividade leva com ela uma riqueza nutricional digna de destaque. – E vai mais uma dança para comemorar!

– Ouvimos muitas vezes dizer que a sardinha é rica em ómega 3 – uma gordura benéfica, tão importante para a saúde – e tal fama não é certamente um boato.  Mas a riqueza da sardinha não se fica por aqui… Além do seu sabor inconfundível que nos acrescenta sempre os momentos de convívio e de alegria, é de criar um hino ao dito peixe, ou não seja ele um grande fornecedor de vitamina D.  A tão preciosa vitamina do sol e da sardinha!

Muito mais poderíamos elogiar a sardinha: é ela, sem dúvida, um dos motivos mais fortes  para sairmos de casa para jantar nestes dias, percorrendo as ruas da cidade e aproveitando as noites quentes, sobretudo entre Junho e Agosto, para lhe sentir o ar puro. Já agora,  as sardinhas são mais gordinhas e por isso têm maior teor de ómega 3 nos meses de Setembro e Outubro. Por isso, mesmo que as noites estejam mais frescas, deve manter-se o gosto pela caminhada até à sardinha.

Outros nutrientes importantes estão presentes neste peixe que é tão nosso, tão português: o ferro, o cálcio, o zinco.

A sardinha faz bem ao palato, promove o convívio, é um marco simbólico de momentos de alegria. Por todos estes momentos, mas também pelo seu conteúdo nutricional, acreditem, a nossa sardinha faz bem ao coração!

Author

Nutricionista: amante do tipo de cozinha que procura aliar saúde aos melhores sabores; Mulher: apaixonada pela verdadeira beleza das coisas mais simples; Objectivo: ser feliz na medida do possível, gostar de mim todos os dias e ajudar quem me segue, nesse mesmo caminho.

1 Comment

Write A Comment