E para o lanche deixo-vos Crepes de outono com sabor a marmelo, maçã e canela… Sim?

Diz o episódio do Canal Nutrição com Coração do Jornal de Noticias :
“O marmelo é um fruto da época e foi, por isso, o eleito para colorir mais uma receita da Cozinha com Coração️. A nutricionista Ana Bravo preparou uns deliciosos crepes de outono com fruta quentinha e especiarias.”

Podem assistir AQUI ao vídeo completo.

Aqui fica a receita, meus amores:

Ingredientes:
– 5 colheres de sopa de polvilho doce
– 3 ovos
– 4 🥄 de sopa de bebida vegetal
– q.b. canela em pó
– q.b. stevia (opcional)
– 1 🥄 de sobremesa de amido de milho
– q.b. sumo de limão
– 1 maçã
– 1 marmelo
– 1 pau de canela
– q.b. manteiga de amêndoa para servir

Bati os ovos com o polvilho doce e a bebida vegetal.
Descasquei e cortei o marmelo e a maçã em cubos, envolvi em sumo de limão para não oxidarem.
Coloquei o marmelo é a maçã num tacho com stevia a gosto, um pau de canela, o amido de milho e um pouco de água (se for necessário). Cozinhou até ficar a gosto.
Cozinhei porções da massa do crepe, numa frigideira antiaderente de ambos os lados.
Recheei os crepes com o doce e servi com um fio de manteiga de amêndoa.

Antes de vos dar a receita desta LASANHA DE SOJA E CURGETE, vamos falar da soja…

Trata-se de mais uma EXCEPÇÃO À RODA DOS ALIMENTOS, como outras que já abordámos aqui: o abacate, a castanha, o tomate… É uma leguminosa, já que, biologicamente, se enquadra na mesma família do feijão, do grão e da lentilha. No entanto, não faz parte deste grupo da Roda dos Alimentos, porque a sua composição nutricional é significativamente diferente da das restantes leguminosas. Refiro-me sobretudo ao teor proteico: a soja fornece três vezes mais proteína. Quanto ao teor de hidratos de carbono e fibra, esse, sim, é semelhante.

E agora vamos à receita! 

Ingredientes (2 pessoas):

– 1 chávena soja em cubos
– 1 🥄 de sopa de azeite
– 2 tomates
– 1/2 pimento vermelho (picado)
– 1 colher de sopa de polpa de tomate
– 1 cebola pequena
– 1 dente de alho
– 1 folha de louro
– q.b. salsa
– 1 curgete pequena
– 2 🥄 de sopa de queijo magro ralado

Modo de preparação:

Comecei por demolhar a soja (30 minutos) em água abundante.
Coloquei o azeite num tacho, seguido do louro, do pimento, do alho e da cebola picados. Sempre em lume brando, assim que a cebola amoleceu juntei o tomate (lavado e cortado em cubos).
Depois de cozinhar alguns minutos, adicionei a polpa de tomate, a salsa picada e a soja (que escorri e espremi muito bem até lhe extrair o máximo possível de água). Então acrescentei água suficiente para cobrir a soja e deixei cozinhar cerca de 30 minutos (e a maior parte do líquido evaporar).
Lavei a curgete e cortei fatias finas, com uma mandolina.
Programei o forno a 190 graus.
Num recipiente próprio para ir ao forno dispus, em camadas, fatias de curgete, a mistura de soja e por fim o queijo ralado.
Levei ao forno cerca de 20 minutos (ou até estar a gosto).

E que tal, APROVAM esta receita vegetariana?